Sala do conto comemora 18 anos

Nesta terça-feira, 23 de agosto, a Sala do Conto, projeto desenvolvido pelo Departamento de Cultura da Secel, completa 18 anos de existência. A Sala do Conto foi idealizada pela ex-diretora do Departamento de Cultura, Maria Jabace, durante a primeira gestão do Prefeito José Hernani Silveira. Segundo a coordenadora da Sala do Conto, Regina Piotto, a idéia da Sala surgiu quando a “professora Maria Jabace visitou uma convenção sobre Literatura em Belo Horizonte, e quis criar um projeto de estimulo a literatura semelhante em Passos”. De acordo com Regina, uma média de 8.000 crianças, visitam por ano a Sala do Conto, cuja faixa de escolaridade vai do Pré a 8ª série.

“O projeto foi criado para atender escolas municipais, porém quando alguma outra escola se interessa  em participar, seja da rede estadual, particular ou de outra cidade, nos agendamos um horário especial” afirma. Cada ano é trabalhado um livro diferente com os alunos que freqüentam a Sala. Segundo Regina, é utilizado um critério para a escolha das estórias que vão ser trabalhadas com os alunos. “Eu fico atenta ao que está acontecendo no mundo, aos temas atuais, que estão  sendo noticiados pela mídia, para que as crianças tenham na literatura uma base para se tornarem adultos melhores”  ressaltou.

Diversidade de escritores marca a Sala do conto

Diversos autores já tiveram seus livros lidos na Sala do Conto, entre eles Jean-Baptiste Basile, Monteiro Lobato, Marco Túlio Costa e Antonio Grilo, os dois últimos escritores locais, o que mostra a preocupação do projeto em valorizar a literatura e a cultura de Passos e região.

Para a Secretária Rosa Beraldo, esse programa de leitura propicia condições às crianças de “viajar no mundo da literatura e da fantasia”, o que – na avaliação da educadora – está na base do desenvolvimento do hábito da leitura para toda a vida. Segundo a diretora do departamento de Cultura, Samira Maraques Viscondi, a Sala do Conto “é um orgulho para o Departamento, pela credibilidade do projeto, é possível despertar nas crianças o gosto pela leitura”.

Neste ano o livro que está sendo trabalhado com os alunos é “Para o resto da Vida” do escritor Walace Leal V. Rodrigues, e o tema que está sendo trabalhado com os alunos é a caridade. A Sala de Contos fica aberta à visitação de qualquer interessado, bastando agendar diretamente no Departamento de Cultura pelo 3522.7050.